segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conjunto Penal de Feira de Santana ganha biblioteca


Objetivando estimular hábito da leitura entre aqueles que estão privados de liberdade, o Conjunto Penal de Feira de Santana, através da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização pela Superintendência de Ressocialização Sustentável, inaugura amanhã (09/08) a partir das 8h a Biblioteca Paulo Freire. 

Nesse novo espaço, os detentos terão a oportunidade de aprenderem de forma mais organizada a sistematizar as informações e os conhecimentos, a pensar, a olhar com espírito crítico a realidade circundante, a problematizar o mundo, a encontrar resposta para os problemas que enfrentam, a respeitar as diferenças étnicas, sociais e pessoais e, muitas vezes, a interiorizar os seus direitos e deveres, como pessoas e como cidadãos. 
 Segundo a diretora do Colégio Paulo VI, anexo Conjunto Penal de Feira de Santana, Profª Ana Verena Rodrigues Amorim, os mais de setecentos detentos serão beneficiados com este espaço de leitura. “A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. Além disso muda a vida das pessoas. Elas se tornam mais preparadas para crescer profissionalmente e serem livres, porque a leitura liberta e nos transpõe de uma postura passiva para uma outra mais crítica e reflexiva”, argumentou. “...Trata-se de um projeto que tenta estimular o hábito da leitura nos internos pela intervenção direta dos educadores desta Unidade”, complementou Nilson Ribeiro, coordenador de educação.

Programação 

Entre 8 da manhã até ao meio dia de hoje, o presídio vivenciará um momento de efervescência literária. Primeiro será lançado o projeto Olimpíadas de Leitura. Em seguida, a educadora Márcia Maria P. de Assis, proferirá palestra abordando a importância da leitura para os cincos sentidos. Além disso, os estudantes privados de liberdades do Colégio Estadual Paulo VI, Anexo Conjunto Penal vão realizar um recital de poemas e apresentação musical. “Tudo começa pela educação e pensando assim que a SEAP vem investindo maciçamente nesta área”, justificou o diretor do Conjunto Penal, Edmundo Memeri Dumet.

A inauguração tem parceria com a Fundação Pedro Calmon, entidade doadora do acervo e vem em alternativa aos chamados “ponto de leitura”. A inauguração ocorrerá no Auditório interno da Unidade.

Nenhum comentário: