segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Empresário alvo da Operação Alquimia é preso em Salvador


Um dos donos da empresa de petroquímicos Sasil, alvo da Operação Alquimia, se apresentou à Polícia Federal nesta segunda-feira (22) ao desembarcar no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Segundo a Polícia Federal, Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti é um dos donos da ilha de 20 mil m², na Baía de Todos os Santos, que foi confiscada.

De acordo com a Polícia Federal, Paulo Sérgio se apresentou espontaneamente a um policial. Como havia um mandado de prisão aberto em seu nome, ele foi preso e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal (PF) em Salvador.

Ainda segundo a polícia, o advogado do empresário esteve na delegacia da PF e disse que seu cliente quer colaborar com as investigações.

No último dia 18 de agosto, a Sasil divulgou uma nota oficial sobre a Operação Alquimia, dizendo que "algumas ações policiais cautelares foram injustamente deflagradas em desfavor" da empresa, que as considera baseadas em "fatos absolutamente irreais" (veja íntegra abaixo).

A Operação
De acordo com a PF, a operação teve como alvo um esquema de fraudes e sonegação fiscal que teve mais de R$ 500 milhões movimentados por empresas "laranjas" entre os anos de 2005 e 2009. Ao todo, o prejuízo ao Fisco de impostos federais soma mais de R$ 1 bilhão, segundo a Receita.

A operação,  que contou com a participação da Receita Federal e do Ministério Público Federal, ocorreu em 17 estados e no Distrito Federal  --129 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Confira abaixo a íntegra da nota oficial emitida pela Sasil no dia 18 de agosto:
Operação Alquimia
Algumas ações policiais cautelares foram injustamente deflagradas em desfavor de nossa empresa na data de ontem, sendo estas medidas cumpridas com a mais prestativa colaboração de nossa parte. Apesar de estarmos conscientes da ilegalidade manifesta das referidas medidas policiais, e de que no mérito estas se basearem em fatos absolutamente irreais, estamos certos que todos os fatos serão devidamente esclarecidos e que prevalecerá a retidão de conduta com que atuamos em nossas atividades. Aos clientes, fornecedores e parceiros da empresa Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos Ltda, comunicamos que todas as medidas judiciais cabíveis estão sendo adotadas para que sejam devidamente esclarecidos nas instâncias judiciais competentes os fatos em referência. Desta sorte agradecemos ao apoio e compreensão de todos os fornecedores, colaboradores e parceiros comerciais, certos de que a justiça será feita e comprovada a idoneidade de nossa empresa. Aproveitamos a oportunidade para noticiar que a empresa está funcionando normalmente e que nos manteremos no nosso planejamento de crescimento para o ano corrente e para os próximos anos. SASIL COMERCIAL E INDUSTRIAL DE PETROQUÍMICOS LTDA.

Nenhum comentário: