quarta-feira, 7 de setembro de 2011


O piloto de um avião monomotor agrícola 202 da Embraer, prefixo PT –UPB da Empresa Precisão foi obrigado a fazer um pouso forçado por volta das 07h desta quarta-feira (07/09), na fazenda  Jenipapo a 1 km da sede do distrito de Aroeira, zona rural de Conceição do Coité.

De acordo com o piloto Diego dos Santos, 32 anos, natural de Rio Grande do Sul, que não sofreu ferimentos, ele voava sozinho de Piões no estado de Sergipe de onde saiu as 06h com destino a Caturama em Goiás, cuja previsão de chegada era as 14h,  quando sentiu a aeronave perder potencia a 2 mil pés (600 metros de altura). Antes de Caturama ele faria um pouso em Itaberaba para abastecimento.
 “Ao perceber o defeito eu comecei a procurar um local para realizar o pouso, vi muitas casas no povoado como  a aeronave perdia altitude  mudei a rota e desci  nesta fazenda , antes eu descartei o combustível quase todo, deixei apenas 20 litros” contou.  O piloto que reside em Carazinhos – RS disse que  faz esse tipo de atividade a seis anos, e retornava de um serviço agricola em Sergipe.

Antes de parar no meio do pasto, o avião bateu a asa esquerda numa árvore e arrancou uma cerca. O piltovo não soube informar o que pode ter acontecido, apenas descartou a possibilidade de excesso de peso, pois segundo ele a capacidade é de 750 kg e apenas ele estava a bordo.

O agricultor Jone Cruz Guimarães, 37 anos, filho do proprietário da fazenda, foi o primeiro a chegar ao local. Ele contou ao CN, que estava chegando ao curral e ao abrir a cancela percebeu um barulho que vinha do céu e ao olhar para cima viu a aeronave soltando fumaça e dando estouro, parecendo um carro com dificuldade de funcionar, ou seja, numa linguagem bem popular, “colocando para pegar no tombo”. “Quando vi aqui, me assustei e fiquei de olho, até que desapareceu na baixa, peguei minha moto e fui até lá, encontrando o piloto que já estava fora do avião, tentando telefonar e ao me vê perguntou onde ele estava. Perguntei se estava bem e ele disse que apenas com tontura. Procurei acalmar ele e dai em diante começou a chegar gente”, contou Jone.

2 comentários:

Unknown disse...

as desculpa de ter diepensado o combustivel não cola uma porque o ipanema não existem nenhun dispositivo de jogar o combustivel fora a não ser que ele tenha feito uma adptação do hoop para o sistema de combustivel isso e usado mais em traslados da america para o brasil acho que ele deve ter ficado sem combustivel e fez esse pouso forçado essa historinha de piloto e comum princilpalmente dessa galera formada pelo aéroclube de carazinho....

Unknown disse...

aviação agricola uma profissão de risco