sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PF cumpre 28 mandados de prisão em Feira e Salvador


A Polícia Federal deu início, na manhã desta sexta-feira (21/10), a operação “Carta na Manga” para combater a quadrilhas organizadas especializadas em assaltos a carteiros nas regiões metropolitanas das cidades de Salvador e Feira de Santana. 

Os mandados foram autorizados pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado da Bahia, após aprovação do Ministério Público Federal no Estado da Bahia, que acompanhou a investigação desde o início.

Doze mandados de prisão preventiva e 16 de prisão temporária estão em cumprimento. Segundo a assessoria do órgão, 124 policiais federais, com apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia através da Polícia Militar e de policiais da SSP, estão envolvidos na operação que também possui 33 mandados de busca e apreensão.
.
As investigações começaram no início do ano por conta da quantidade de assaltos a carteiros na capital baiana. Segundo a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (Delepat),  cerca de 500 assaltos foram registrados do final do ano passado até o início deste  ano de 2011.

Três grupos criminosos foram identificados, assim como os líderes e organizadores que presos durante a operação. As quadrilhas independentes mantinham contatos entre os membros dos grupos identificados e tinham a mesma forma de operar. Segundo a polícia, esses lideres financiavam os assaltantes, forneciam meios para locomoção e o armamento  necessário para que roubassem aos carteiros.

Crimes
Os criminosos recebiam entre R$ 50 a R$ 200 por cartão de crédito/débito, de contas correntes que eram enviados através dos Correios. Integrantes das quadrilhas realizavam os desbloqueios nos bancos como se fossem os titulares. Além disso, eles possuíam senhas de acessos a bancos de dados públicos e privados.

Para ajudar nos roubos, alguns integrantes, que trabalhavam nas operadoras de telefonia móvel, disponibilizavam dados de identificação dos titulares dos cartões roubados.

Segundo a polícia, os falsificadores confeccionavam documentos de identidade e carteiras de habilitação para fazer compras de eletroeletrônicos. Os bens eram repartidos entre os líderes das quadrilhas ou eram revendidos com preços bem abaixo do valor de mercado, para que o dinheiro fosse repartido entre os membros.

Os presos e envolvidos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, roubo qualificado, estelionato, falsificação de documentos e uso de documento. Os presos podem ter penas privativas de liberdade de um a dez anos de prisão, além da multas. Os presos serão encaminhados para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde ficarão à disposição da Justiça Federal deste Estado.

Nenhum comentário: