quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Banco de sangue do HGCA pode parar na UTI


Devido à falta de doadores, o Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) pode parar na UTI, pois o está baixo. De acordo com a responsável pela unidade, enfermeira, Ana Verena Argôlo, para melhorar a situação seriam necessárias em média 35 doações por dia. Atualmente o hospital conta com cerca de 500 transfusões por mês.
Verena relata que, em geral as pessoas se mobilizam a fazer doações quando amigos ou parentes necessitam. “Muitas doações são para ajudar conhecidos, entretanto, destes poucos se tornam doadores frequentes”, frisou.
O Banco de Sangue do HGCA estuda a possibilidade de realizar uma nova campanha em frente ao Paço Municipal, já que uma das reclamações das pessoas é quanto à localização do hospital. “Passamos dois meses em campanha em frente à Prefeitura, estamos estudando o caso de realizar outra campanha no mesmo local”, disse Ana Verena.
Os candidatos à doação devem ter entre 18 anos e 65 anos de idade, peso mínimo de 50 quilos, devem estar descansados e alimentados e não ter ingerido bebida alcoólica por pelo menos 12 horas antes da doação ou consumido comidas gordurosas por pelo menos quatro horas. O candidato não pode apresentar quadro infeccioso para qualquer doença – as condições de saúde são avaliadas em entrevista clínica antes da doação e comprovadas em laboratório após a doação.
Ana ressaltou que todos os tipos de sangue são necessários para o banco. De acordo com elaos tipos que mais faltam é o O Negativo e o AB. Quem quiser doar sangue e tiver alguma dúvida, pode ligar para o telefone  75 3221.6888. O Banco de Sangue do HGCA funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e de 13h às 17h.
“Aqui é um hospital de emergência de grande porte, por isso chegam muitas pessoas necessitando da transfusão de sangue, então pedimos que as pessoas compareçam para fazer a doação”, disse.
A enfermeira informou que durante os finais de semana a equipe realiza trabalhos externos. “Nós fazemos esse trabalho em outras localidades. tentamos atender nos finais de semana, mas as pessoas não comparecem”, disse.
Para Gorette Lessa, enfermeira, a expectativa é que as pessoas atendam ao apelo para que seja mantido o estoque de doações no período junino e assim atender toda a demanda. As pessoas que quiserem doar podem se dirigir ao Banco de Sangue do HGCA e IHEF, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Foto Jucilene Martins

Um comentário:

brito disse...

pelo amor de Deus, quandos vcs pegarem, esses bandidos de roubo, assalto, que já matou alguem, vcs sabem se levar pra cadeia ñ vai dar em nada. e eles vam voltar pra rua para continua matando. o q vcs tem q fazer, matem essas disgraças fação um favor para o povo eu emploro, fala q reagiu e fogo neles: