segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Direção da Famfs contesta matéria do Jornal Estadão


Depois que diversos orgãos de comunicação de todo o Brasil divulgaram materias mostrando o abandono dos 15 mil metros quadrados de borracha destinados a pistas de atletismo, da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfs), no interior da Bahia mostrando o descontrole e a falta de critério que tomaram conta do Ministério do Esporte, a direção da instituição enviou uma nota à imprensa.

O jornal Estadão relatou na matéria da ultima quinta-feira (03/11), que nos galpões da entidade o material está encalhado e abandonado. Em resposta por escrito enviada ao jornal, a CBAt desmentiu o presidente da Famfs: “A CBAt desconhece oficialmente a existência dessa pista dita móvel e, de forma oficial, qualquer pista fabricada pela fundação. Nunca tivemos qualquer contato da fundação e não emitimos qualquer documento a respeito”.

O dinheiro do Ministério do Esporte foi liberado em 2009 para o projeto e o convênio terminou em novembro de 2010. Um ano depois do fim do contrato, a “pista móvel” não saiu do lugar. Está abandonada, a céu aberto, em meio a poças de águas, desnivelada, com as placas soltas, em volta de um campo de futebol da fundação. E duas das pistas fixas estão encalhadas num galpão da instituição. Ao todo, ambas somam 40 mil placas de borracha em 10 mil metros quadrados.

Nos últimos oito anos, a direção da Famfs conseguiu R$ 60 milhões da pasta em convênios dos programas Segundo Tempo e Pintando a Liberdade/Cidadania. Ele é personagem de dois inquéritos no Ministério Público por irregularidades no uso do dinheiro da pasta.

NOTA À IMPRENSA

Sobre notícias divulgadas em vários órgãos, a respeito de pista de atletismo fabricadas pela FAMFS com recursos do Ministério do Esporte, informamos o seguinte:

As denuncias feitas pelo Jornal o Estadão não condizem com a realidade.
 
1.A FAMFS realizou um convênio em 14/10/2009, com o Ministério do Esporte no valor de R$ 753.930,00, para produção de placas de pisos sintéticos para 05(cinco) pistas de atletismo de 4 raias com 2.419m2 cada, destinadas ao atendimento em 05 (cinco) localidades a serem escolhidas pelo Ministério do Esporte, buscando resgatar o direito das crianças e adolescentes deste País, dando a eles um equipamento adequado para desenvolverem a prática do atletismo.

Porquanto esta entidade possui fabrica de produtos reciclados com resíduos sólidos (borracha) descartados por industrias de pneumáticos, nesses últimos anos, deixando de jogar na natureza mais de 400 toneladas de resíduos sólidos, o que significa proteção ao meio ambiente.

2. O convênio firmado entre FAMFS e o Ministério do Esporte, foi cumprido, tendo fabricado as 05 pistas de atletismo. Sendo entregue uma Prefeitura Municipal de Engenheiro Paulo de Frontim/RJ, outras previstas para Grupamento de Fuzileiro Navais de Brasília e a do Centro Olímpico da Universidade de Brasília - UnB, está com uma tecnologia inovadora sendo a 1ª Pista Móvel do Mundo, e as demais estocadas cuidadosamente no Ginásio de Esporte e na Fábrica de Piso Sintético na
Fazenda do Menor.

Nenhum comentário: