domingo, 4 de dezembro de 2011

Motoristas têm versões diferentes sobre acidente que matou 36 na Bahia


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse neste domingo (04/12) que ouviu ainda no sábado (3) os motoristas da carreta e do caminhão envolvidos no acidente que matou 36 pessoas. Segundo o agente Amando Borges, o motorista da carreta nega que dirigia na contramão e diz que o motorista do ônibus que conduzia o veículo no sentido errado. Já o motorista do caminhão afirma que quem estava na contramão era a carreta. O condutor do ônibus morreu no acidente.

A delegada Maria do Socorro Damasio assume temporariamente a delegacia de Nova Itarana, que, segundo ela, ficará responsável por apurar as causas do acidente. De acordo com Maria do Socorro, até o fim da manhã deste domingo os motoristas ainda não tinham se apresentado para prestar depoimento. A previsão é de que eles sejam ouvidos entre a tarde deste domingo e a manhã de segunda-feira (5).

Apoio de Pernambuco

Parte das vítimas do acidente eram trabalhadores que seguiam da cidade de Jateí, em Mato Grosso do Sul, para Pedra e Buíque, no Agreste de Pernambuco. O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira, chegou na noite de sábado (3) ao município de Jequié, na Bahia, local onde estão internadas as vítimas do acidente.

Ao desembarcar, ele informou que a partir do contato com o governo da Bahia, o governo de Pernambuco vai transferir quatro pacientes em estado mais grave para Recife ainda neste domingo. Treze pessoas ficaram feridas no acidente, sendo que uma delas, o motorista do caminhão, já recebeu alta médica. Dos doze restantes, um já foi transferido para Recife em uma UTI aérea nesta manhã. Uma das pessoas hospitalizadas está com suspeita de morte encefálica, diagnóstico que deve ser confirmado na segunda-feira (5). Sete pessoas em estado menos grave vão continuar internadas no Hospital Prado Valadares, em Jequié.

No sábado, o secretário da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti, informou que pediria o auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar os corpos das pessoas que morreram no acidente para Pernambuco. “Vamos também entrar em contato com a Força Aérea Brasileira [FAB] para tentar trazer os corpos para o Recife de avião”, disse Cavalcanti.
Os 14 primeiros corpos das vítimas do acidente devem chegar ao aeroporto de Caruaru (a 135 quilômetros do Recife, no Agreste pernambucano) por volta das 14h deste domingo. Os outros 19 corpos dos pernambucanos mortos no acidente devem ser transportados ainda neste domingo, mas não há previsão de horário. O transporte será feito por dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Acidente

A colisão envolveu o ônibus, que transportava trabalhadores do corte de cana, um caminhão e uma carreta.

O acidente aconteceu no km 583 da BR-116, região conhecida como "Serra do 100". De acordo com as informações da PRF de Milagres, o local é uma ladeira. No trecho, a estrada é composta por três pistas, duas utilizadas para subida e uma usada para descida.

De acordo com a polícia, o ônibus com os trabalhadores fazia uma ultrapassagem permitida nas duas vias de subida no momento em que a carreta descia a estrada no sentido contrário. O motorista da carreta teria perdido o controle e o semi-reboque que ela transportava teria invadido a pista contrária, atingindo o ônibus e jogando-o para fora da pista. O caminhão, por sua vez, foi atingido pelo ônibus.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que o ônibus envolvido não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e circulava mediante uma liminar expedida pela Justiça de Brasília.

Nenhum comentário: