sábado, 3 de março de 2012

Coe da PM ganha novos profissionais


Vinte policiais militares concluíram este mês o curso de Operações Especiais. Eles agora fazem parte do esquadrão de elite da PM, junto com outros profissionais já capacitados.  A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (2), no Batalhão de Choque, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro.

A formação faz parte de uma série de eventos de capacitação desenvolvida pelo Governo do Estado, com a finalidade de preparar profissionais de algumas áreas para grandes eventos, como a Copa do Mundo 2014, e  beneficiar a população baiana.

O tenente Érico Carvalho, primeiro colocado na turma do curso de Operações Especiais, disse que a capacitação vai garantir uma melhor prestação de serviço. “O treinamento foi muito bem feito e aqui adquiri muito conhecimento. Agora, eu me sinto muito mais preparado para desempenhar minha função em operações de alto risco durante eventos de porte internacional que nosso estado vai receber”.

Coordenador-geral do curso, o capitão José Manoel Lusquinhos afirmou que esta turma foi especial. “Teve um número maior de vagas e é mais completo, já que a Bahia está se preparando para eventos de grande porte como o Mundial de 2014”.

Enfatizou que o treinamento teve uma duração de mais de quatro meses e nele os policiais tiveram aulas de ações antiterrorismo, paraquedismo policial, tiro de precisão, gerenciamento de crises, sobrevivência e operações nos biomas do estado, direitos humanos, dentre outras disciplinas. “Treinamos também em Brasília, com a Coordenação de Operações Táticas da Polícia Federal”, pontuou.

Por ser a Bahia um estado muito grande, os policiais foram capacitados para atuar em regiões de caatinga, montanha, mata atlântica e para realizar abordagem em áreas de risco nas grandes metrópoles. “Se nosso curso não foi o mais amplo, certamente está entre os maiores do país”, resaltou.

A Bahia recebe sempre chefes de Estado, delegações e outras autoridades de países como Espanha, Estados Unidos, Israel, de acordo com o capitão Lusquinhos. “À medida que chegam os eventos internacionais, aumenta a nossa preocupação com a segurança quanto ao terrorismo. Precisamos estar preparados para, havendo um problema desta natureza, fazermos frente”.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, informou que outros cursos de especialização serão ministrados para os policiais baianos. “A previsão é que este ano ainda haja mais um. Nossa intenção é, por meio da educação e do aperfeiçoamento, valorizar o policial e promover bons serviços à comunidade. Estamos com policiais trabalhando e preparados para ações de alto risco”, afirmou.

Nenhum comentário: