quinta-feira, 17 de maio de 2012

Creas realiza caminhada contra exploração infantil


Diversos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Régis Ferreira de Lima e estudantes do distrito de Maria Quitéria mobilizaram-se na tarde desta quinta-feira (17) contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, através de uma caminhada.
O movimento faz parte das atividades que marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que transcorre nesta sexta-feira (18/05). A data marca o assassinato da criança Araceli Cabrera Sanches, vítima de abuso sexual e assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

Aos oito anos de idade, ela foi sequestrada, drogada, espancada e estuprada por membros de uma família tradicional da capital capixaba.Segundo a coordenadora do Creas, Bruna Figueiredo, a ação foi muito positiva no distrito, pois houve uma boa recepção por parte da comunidade, escolas e posto do Programa de Saúde da Família (PSF).

“As crianças e adolescentes têm direitos à dignidade e qualquer tipo de violência deve ser denunciada pelo disk 100, Conselhos Tutelares ou delegacias”, alerta.O Creas Maria Régis está localizado na rua 1º de Maio, 84, bairro São João e, só no mês de abril, atendeu 59 famílias. As unidades do Centro de Referência prestam atendimento especializado às famílias que possuem algum menor vítima de violência sexual.

O serviço é realizado através de escuta, acolhida e encaminhamento das demais redes de serviço social.Para marcar o 18 de maio está sendo realizada uma série de atividades durante toda a semana. Nesta manhã a assistente social Verônica Miranda proferiu palestra sobre “Abuso sexual, o que é isso?”, no Creas do bairro Lagoa Grande.

A programação continua com uma grande caminhada nesta sexta-feira (18), a partir das 13 horas, com contração na avenida Getúlio Vargas, nas imediações do Feira Palace Hotel, e segue em direção ao estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria.

Nenhum comentário: