quinta-feira, 10 de maio de 2012

Oito pessoas são presas acusadas de crimes fiscais, um foi em Feira


Oito pessoas já foram presas em uma operação da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) na manhã desta quinta-feira (10/05), em cinco cidades baianas. Segundo informações da polícia, ainda há um mandado de prisão em aberto que deve ser cumprido até o final do dia.

Além das prisões, os 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos para reunir provas documentais e computadores. A operação aconteceu em Salvador, Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Feira de Santana, onde as pessoas foram presas.

De acordo com o Serviço de Inteligência da Sefaz (Secretaria da Fazenda), quando as aquisições são feitas por empresas que o domicílio fiscal é em outra unidade da Federação, ocorre burla ao fisco porque as mercadorias entram no estado sem pagamento do ICMS. 

A partir daí, os empresários vendem os produtos por preços abaixo da tabela, configurando a prática da sonegação fiscal e da concorrência desleal. A Sefaz estima que cerca de R$ 10 milhões foram sonegados em ICMS.

Entre os presos estão representantes de empresas e pessoas usadas como 'laranja' em operações ilegais. Os nove suspeitos são acusados de crimes de sonegação fiscal e contra a ordem pública.

Em Feira de Santana, a operação foi realizada no Supermercado Azevedo, no bairro Cidade Nova. No local, que trabalha com a venda de bebidas e gêneros alimentícios, foram apreendidas bebidas quentes que eram vendidas ilegalmente.

 “Eles vendiam principalmente vinhos, visando a sonegação de impostos e ocultação de patrimônio. Os proprietários foram presos e os produtos foram apreendidos, juntamente com os documentos sonegados”, disse o Coordenador Regional de Polícia, Ricardo Brito.

Os nomes dos proprietários do Supermercado Azevedo ainda não foram divulgados e o golpe foi avaliado em cerca de 1 milhão e 700 mil reais. “Os produtos eram distribuídos para Salvador e região”, concluiu Ricardo.

A operação contou com 50 servidores da SEFAZ, 70 servidores da SSP-BA, 2 promotores de justiça e uma frota de 27 veículos.

Nenhum comentário: