quinta-feira, 19 de julho de 2012

Imagens mostram policiais com preso que morreu espancado em delegacia


Imagens da câmera de segurança da delegacia de Porto Seguro, no Sul da Bahia, mostram o momento em que um preso da unidade é retirado da cela minutos antes de ser espancado até a morte no último sábado (14).
O vídeo, que também mostra um policial civil simulando a agressão sofrida por Ricardo Santos Dias, de 21 anos, e o momento em que ele é retirado da delegacia por outros dois policiais suspeitos de cometer o crime foi divulgado pelo programa Bahia Meio Dia nesta quinta-feira (19).
As imagens que mostram os policiais civis Otávio Garcia Gomes, 43 anos, Joaquim Pinto Neto, 42, Robertson Lino Gomes da Costa, 44, lotados na delegacia da cidade, além de Murilo Bouson de Souza Costa, 22, filho de Robertson, foram usadas no inquérito instaurado para investigar o crime, mas a Polícia Civil ainda não divulgou o que cada policial fez durante as ações mostradas no vídeo.
Ricardo (na primeira imagem à esquerda) é retirado da cela por dois homens. Em um segundo momento, um homem simula como foi a agressão ao preso em conversa com outro policial (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Um mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Porto Seguro, André Marcelo Strogenski, nesta segunda-feira (16), e os investigadores flagrados no vídeo já são considerados foragidos da Justiça.
Ricardo era acusado de matar um comerciante durante um assalto no centro de Porto Seguro, na última quarta-feira (11).
Em um outro momento, o preso é retirado da delegacia carregado por dois policiais (Foto: Reprodução / TV Bahia)
O corregedor-geral da Secretaria da Segurança Pública, Nélson Gaspar, e a corregedora da Polícia Civil, delegada Iracema Silva de Jesus, seguiram para Porto Seguro para acompanhar as investigações, presididas pelo delegado Evy Paternostro, titular da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Eunápolis).
Integrantes da Coordenadoria de Operações Especiais (Coe) e do Departamento de Investigação Policial (Dip), unidades da Polícia Civil, também já estão em Porto Seguro para auxiliar na captura dos envolvidos. Já o Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela realização de perícias no local, informou que os laudos ficarão prontos dentro de 10 dias.
Além do processo criminal, os investigadores responderão também a um processo administrativo disciplinar, que poderá resultar na demissão do trio.

Nenhum comentário: