quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Integrantes da banda New Hit são soltos de presídio em Feira



Os nove integrantes da banda New Hit saíram do Presídio Regional de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, na tarde desta quarta-feira (03/10). Eles vão retornar para Salvador, segundo o advogado Cléber Nunes Andrade, que representa oito pessoas da banda. Eles ficaram 38 dias presos. 

O soldado da Polícia Militar Carlos Frederico Santos de Aragão também foi liberado do Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas, por volta das 14h30 de hoje, segundo a assessoria da instituição. Enquanto não houver uma sentença, o soldado continua trabalhando em serviços administrativos da corporação. 

"Vai ser dado prosseguimento a todo o trâmite normal a qualquer cidadão e internamente ele vai responder a processo administrativo disciplinar. Enquanto não houver sentença, ele continua trabalhando",  diz o capitão Marcelo Pita, coordenador do Departamento de Comunicação da PM. 

Nesta terça-feira (2), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia concedeu o pedido de habeas corpus de oito integrantes da banda representados por Cleber Nunes: Guilherme Augusto Campos Silva, Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho, Willia Ricardo de Farias, Michael Melo de Almeida, John Ghendow de Souza Silva, Jefferson Pinto dos Santos, Edson Bonfim Berhends Santos e Weslen Danilo Borges Lopes. 

De acordo com o TJ, na ocasião, os advogados representantes do soldado Carlos Frederico Santos de Aragão e do dançarino Alan Aragão Trigueiros também requisitaram a extensão do habeas corpus e tiveram o pedido deferido.

Na decisão julgada na 2ª Turma da Primeira Câmara Criminal, os desembargadores Lourival Almeida Trindade (relator dos processos em questão e presidente da sessão), Nilson Soares Castelo Branco e Pedro Augusto Costa Guerra consideraram a conclusão do inquérito policial e a inexistência de antecedentes criminais dos acusados.
Denúncia do MP
Apesar da liberdade, os nove integrantes da banda e o soldado da PM foram denunciados pelo Ministério Público por estupro qualificado com características de crime hediondo. Para a promotora de Ruy Barbosa, Marisa Jansen, as jovens foram sexualmente abusadas repetidas vezes e com extrema violência.

Segundo o advogado, a denúncia do MP não interfere na decisão do TJ, pois os acusados "podem aguardar a decisão em liberdade".

De acordo o Ministério Público, as adolescentes foram abusadas várias vezes dentro de um ônibus estacionado na Praça Santa Tereza, no centro de Ruy Barbosa, com uso de "extrema violência" e "em alternância". Os acusados foram presos em flagrante na mesma madrugada.

As duas adolescentes viajaram de Itaberaba para Ruy Barbosa para participar de uma micareta e no final do show da New Hit foram até a banda pedir autógrafos e tirar fotos.  Nesse momento, um dos músicos sugeriu que elas fossem até o ônibus.
Laudos
Um laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) divulgado no dia 24 de setembro confirmou a presença de sêmen de integrantes da banda New Hit nas duas adolescentes que os acusam de estupro. O laudo constatou sêmen de pessoas diferentes; o delegado Daniel Rodrigues de Holanda, titular da delegacia de Itaberaba não soube especificar, no entanto, de quais integrantes da banda foi identificado o material genético.

Outro laudo divulgado pelo delegado Marcelo Cavalcanti, titular de Ruy Barbosa, no dia 3 de setembro já havia confirmado que houve violência sexual contra as duas adolescentes. Em depoimento, os acusados negaram ter praticado o crime. "Eles disseram que houve a relação com as jovens, mas foi consensual" contou o titular.

Nenhum comentário: