segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Conjunto Penal de Feira premia parceiros da Educação em Prisões



A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia,a Secretaria da Educação da Bahia, o Conjunto Penal de Feira de Santana, o Colégio Estadual Paulo VI e a Coordenação Setorial de Integração Social vão realizar cerimônia para entrega do título Amigo da Escola, outorga da comenda Servidor Antonio Carlos Gonçalves dos Santos e da premiação do 1º Concurso de Redação Dr. José Machado Amorim que aborda o tema “Punir, Ressocializar, Integrar – Qual a parte que me cabe neste latifúndio?”.

O evento, que será realizado no próximo dia 23, a partir das 8h da manhã, no auditório do Conjunto Penal, marcará a culminância do Projeto Amigos da Escola, desenvolvido há vários anos. A programação diversificada contempla café da manhã, seguido da entrega do título Amigo da Escola e da Comenda às pessoas que se destacaram no processo de ressocialização dos estudantes privados de liberdade. 

Ainda pela manhã, os convidados participaram de palestra com especialistas do CEREST que abordarão o tema Doenças ocupacionais. Ao meio dia será servido um almoço de confraternização. À tarde a Drª Tâmara Melo proferirá palestra abordando o tema Câncer: prevenção, identificação, tratamento e cura. Além disso, diversos brindes serão sorteados entre os convidados e servidores presentes. 

Premiação da Redação

O autor do melhor texto será premiado com uma medalha e com um tablete. O segundo e o terceiro lugar, receberão respectivamente uma medalha de honra ao mérito. Os demais receberão um certificado de participação. 

Para Ana Verena Rodrigues Amorim, diretora do Colégio Estadual Paulo VI, a realização desse concurso é fundamental para conhecer as percepções do servidor sobre as politicas de políticas públicas para ressocialização de apenados executadas em seu ambiente de trabalho. “Por conta disto, discutir a proposta do concurso se faz necessária, uma vez que nosso objetivo é ampliar as discussões que eles trarão em suas redações em um simpósio futuramente”, justificou a diretora.
Amigos da Escola 

Entre aqueles que receberão o título Amigo da Escola estão as professoras Severiana Fadigas de Jesus, Margarete Morais e Maria José Barbosa Rocha. Todas lecionam no anexo do Colégio Paulo VI localizado dentro do Presídio. Além das professoras, também serão homenageados com o título Clériston Santos Leite, diretor-adjunto do Conjunto Penal; José Luciano Ferreira da Silva, servidor da unidade; Jornal Folha do Estado da Bahia e o blog Professor-Repórter. 

Comenda

A comenda Servidor Antonio Carlos Gonçalves do Santos será outorgada ao jornalista Danilo Guerra dos Santos, chefe de Redação do Folha do Estado. 

Nilson Ribeiro, coordenador setorial de integração social, disse que o objetivo do encontro é reconhecer o serviço prestado pela pessoas que são sensíveis a causa da educação e da ressocialização dos estudantes privados de liberdade em nossa unidade prisional. O trabalho de parceria é fundamental para oportunizar ao apenado um caminho que lhe permita recostruir a sua própria história”, justificou Nilson Sérgio Ribeiro.

O diretor do Conjunto Penal, Edmundo Memeri Dumet, considera a iniciativa de fundamental relevância por “homenagear os parceiros que acreditam no processo de ressocialização. Queremos mostrar ao mundo que a educação é um instrumento de libertação dos  privados de liberdade”, ratificou o diretor.

Nenhum comentário: