terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Gerentes bancários são feitos reféns em tentativa de assalto



Dois gerentes de uma agência bancária do município de Encruzilhada, na região sudoeste da Bahia, foram feitos reféns e levados para um cativeiro na noite de segunda-feira (03/12). De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Especializado (Cipe/ Sudoeste), major Mascarenhas,  três homens em um veículo Corola prata abordaram os bancários em suas casas e liberaram um deles para ir até a agência na manhã desta terça-feira (4), a fim de realizar o saque que serviria como pagamento do resgate para a soltura do colega.

O gerente acionou a polícia, que impediu o pagamento do resgate e faz buscas na região na tentativa de localizar o segundo funcionário do banco. "Nossa expectativa é de que ele seja libertado em alguma região próxima", afirma o comandante.

Além do Cipe Sudoeste, participam da operação policial equipes do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) e da 80ª CIPM do município de Cândido Sales.

Crimes contra bancos

Cerca de cinco pessoas armadas invadiram uma agência do Banco do Brasil na manhã de segunda-feira (3), na cidade de Barra do Mendes, região da Chapada Diamantina, na Bahia, informou a polícia local. Ainda de acordo com informações preliminares da delegacia, o grupo chegou ao município em um veículo Honda Civic prata e trocou tiros com a equipe policial.

A polícia não informou se o grupo conseguiu levar alguma quantia da agência bancária. Na madrugada de segunda-feira, quatro caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Pindobaçu foram explodidos. A ação envolveu 10 homens fortemente armados.

Já na sexta-feira (30), uma agência bancária da cidade de Saúde foi alvo de assaltantes que estavam vestidos com farda da Polícia Militar. Segundo a polícia, o gerente foi feito refém e levado ao banco para fazer saques. Foi levado dinheiro do cofre e dos caixas eletrônicos da agência. A  quantia não foi informada pela polícia.

Até quinta-feira (29), foram contabilizados ao menos 152 casos de ataques criminosos contra agências bancárias e caixas eletrônicos em toda a Bahia. O registro corresponde ao período entre os meses de janeiro e novembro deste ano, segundo dados divulgados pelo Sindicato dos Bancários do estado.

Entre as ocorrências estão explosões em caixas eletrônicos (34); assaltos (49) e arrombamentos (48). Somente no mês de novembro, foram contabilizados 20 crimes contra instituições financeiras fora de Salvador. Na capital baiana, foram registrados 29 casos até agora.

Nenhum comentário: