quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Casos policiais aumentam mais de 150% no carnaval, aponta SSP-BA



O número de pessoas conduzidas a unidades policiais durante o carnaval de Salvador aumentou 150,3%, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) em coletiva realizada nesta quarta-feira (13/02). De acordo com a SSP, 856 pessoas foram levadas, para averiguação, aos postos das polícias instalados nos circuitos da folia. Em 2012, esse número foi de 342.

Segundo o Governo do Estado, o aumento no efetivo de policiais nas ruas colaborou para o acréscimo no registro de ocorrências. De acordo com a SSP, no total, 24 mil policiais, entre civis, militares e peritos do DPT, trabalharam durante os seis dias de festa em todo o estado. Houve um acréscimo de 626 profissionais da área de segurança no efetivo do carnaval. Só na capital, trabalharam 21 mil policiais.

Duas mortes provocadas por casos de violência foram registradas durante o carnaval. A primeira ocorreu no sábado (9), no circuito Osmar (Campo Grande-Avenida), quando um jovem de 25 anos foi baleado e morto. O suspeito de cometer o crime foi preso.

O segundo caso aconteceu no circuto Dodô (Barra-Ondina) e foi uma lesão corporal seguida de morte, no domingo (10). Segundo a SSP, um barraqueiro foi esfaqueado por um colega de trabalho. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Foram registradas cinco tentativas de homicídio, mesmo número do ano passado.

O número de lesões corporais aumentou em 10%. Os dados da SSP apontam que houve 220 registros em 2013, contra 200 no ano passado. Desses, 121 ocorreram no circuito Osmar, 97 no Dodô, e dois casos no circuito Batatinha (Centro Histórico).

Os roubos (crimes cometidos com uso de violência) foram os que menos tiveram acréscimo. Foram registrados 94 casos, contra 93 do ano passado, o que representa um aumento de 1%.

O maior número de registros (71) foi no circuito Dodô (Barra-Ondina), seguido pelo  circuito Osmar, com 20 roubos, e três casos no circuito Batatinha.

Com 829 casos em 2013, contra 719 no ano passado, os furtos tiveram aumento de 15,3%. O circuito Dodô, mais uma vez, concentrou o maior número de casos (717).

Ainda segundo a Secretaria da Segurança Pública, o índice de prisões em flagrante subiu 94,6%. No total, 144 pessoas foram flagranteadas durante a festa. Em 2012, o número foi de 74. Outro índice que teve acréscimo no carnaval de 2013 foi o de conduções por uso ou tráfico de drogas, que aumentou 115,3% em realção ao ano passado. Vinte e seis armas (de fogo e brancas) foram apreendidas. 

Atendimentos médicos

Segundo dados divulgados durante a coletiva do governo nesta quarta-feira, os casos de agressão física lideraram os registros nas unidades de saúde que tiveram reforço para o carnaval. O Hospital Geral do Estado (HGE) teve o maior número de atendimentos (139). Em seguida ficou o Hospital Ernesto Simões Filho (27), UPA de Escada (17) e Hospital Eládio Lasserre (12).

A segunda maior causa de atendimento médico nessas unidades foram quedas, com 42 registros, e ferimentos causados por arma branca (17).

Documentos

Os documentos perdidos durante o carnaval podem ser recuperados a partir de segunda-feira (18) no posto de atendimento do SAC do Shopping Barra, em Salvador, das 8h às 18h. O prazo expira em 30 dias. Os turistas que precisam viajar, no entanto, podem adiantar a retirada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, situado no Largo dos Aflitos.

Nenhum comentário: