sábado, 23 de fevereiro de 2013

SSP-BA divulga 13 novas cartas do Bralho do Crime



A Polícia Civil divulgou atualização do Baralho do Crime com 13 novas cartas no início deste ano. Os novos integrantes, considerados os mais perigosos do estado, ocupam o lugar de velhos procurados, presos graças à popularidade do baralho e à colaboração da população, através de denúcias pelo telefone de número 3235-0000.

Entre as maiores conquistas do Baralho do Crime está a prisão do Ás de Ouros (Marcelo Henrique Menezes dos Santos, o “Elias” ou “Pinto”), um dos líderes de uma organização criminosa, com base no Nordeste de Amaralina, que distribuía drogas para todo o estado. Capturado no final do ano passado, Elias cedeu lugar ao não menos perigoso Florisvaldo dos Santos Costa, o “Flor”, traficante e homicida com atuação no Bairro da Paz e regiões vizinhas.

Ao lado de Flor, outra carta considerada das mais procuradas, o Ás de Copas, que tem hoje a imagem de André Márcio de Jesus, conhecido como “Buiú” ou “Padaria”, era ocupada por Antônio Martim dos Santos. Acusado de liderar o tráfico de drogas em Porto Seguro, Buiú é um dos bandidos mais procurados do Extremo Sul do estado.
 
Com a atualização, também passaram a integrar o Baralho do Crime, como Rei de Copas, Djavan Santos da Conceição, conhecido como “Malhado”, e, como Rainha de Paus, Ricardo Silva dos Santos, “o Babão”, ambos indiciados por homicídio, tráfico de drogas e roubo na região de Lauro de Freitas. O traficante Igor Pereira dos Santos Fagundes é o novo Dez de Copas e o Oito de Ouros agora é Willians Chaves de Souza Filho, o “Nem Bomba”, foragido do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista e procurado por homicídio e tráfico de drogas.

Completam a lista o Cinco de Ouros Vicente Lucas Santos do Espírito Santo, conhecido como “Dente de Prata” ou “Boca de Prata” e o Três de Ouros Adaílton Matos de Brito, “o Sassá”.  As cartas de paus também foram renovadas com a chegada do Dois de Paus George Batista da Silva, apelidado de “Jorginho”, o Três de Paus Deivid Silva de Jesus, indiciado por homicídio, tráfico e crimes contra o patrimônio, o Sete de Paus Fábio Mota de Sousa Leão e Elinaldo Jesus dos Santos, o “Liliu”, ocupando a carta Oito de Paus. Já Diego Leão Mendes, conhecido como “Dieguinho”, chegou ao baralho ocupando a carta Oito de Espadas.

Após a última atualização do baralho, realizada no mês de janeiro deste ano, mais três bandidos foram retirados de circulação e devem ter as cartas modificadas nos próximos dias. O Dez de Ouros Washington Davi Santos foi capturado no último dia 16, com uma metralhadora Bereta, calibre 9 mm, de fabricação italiana, e um carregador com 19 projéteis. Ele é acusado de cometer pelo menos 26 homicídios na região da Capelinha de São Caetano. O Quatro de Espadas Joel Costa Duarte também foi detido, no final do mês de janeiro, e Ricardo Silva dos Santos, o “Babão”, que ocupada a carta Rainha de Paus, morreu em confronto com a polícia.


Desde a criação do baralho, em junho de 2011, 52 pessoas consideradas de alta periculosidade foram presas ou mortas em confronto com a polícia em todo o estado. “É uma ferramenta de longo alcance e que, através da ampla divulgação, ajudou a retirar de circulação pessoas que representavam perigo a sociedade e que, apesar de todo o esforço da polícia, conseguiam viver a margem da lei”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Qualquer informação que leve à localização integrantes do Baralho do Crime pode ser denunciada, através do número 3235-0000, sem precisar se identificar.

Nenhum comentário: