terça-feira, 19 de março de 2013

Site da PM/BA orienta vítima de sequestro a 'gesticular feito doido'



Uma das dicas de segurança da Polícia Militar da Bahia, postadas no site da PM, chama a atenção de quem busca orientação para o caso de ser sequestrado e jogado no porta-malas de um carro. A PM diz que é preciso agir de forma a chamar a atenção de quem passa na rua, com objetivo de ser resgatado. "Chute os faróis traseiros até que eles saiam para fora, estique seu braço pelos buracos e comece a gesticular feito doido. O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas", indicava o site. A informação foi retirada da página da PM na internet nesta terça-feira (19). No entanto, segundo a PM, por um problema interno de tecnologia, as orientações ainda podem ser vistas em alguns tipos de navegadores.

Em nota, a Polícia Militar informou que "está reavaliando o conteúdo das dicas de segurança publicadas no site institucional com o objetivo de disponibilizar recomendações mais atualizadas ao cidadão, e que contribuam para um comportamento mais adequado nos aspectos preventivos e em situação de vítima de ações delituosas".

Ainda na nota, a PM reforça a orientação de que o cidadão não deve reagir a abordagens criminosas. Nas dicas contidas no site, havia a mesma orientação. "Jamais reagir, só em filmes dá certo. O elemento surpresa é favorável ao bandido, que normalmente não está sozinho", diz a dica.

A PM não deu previsão de quando as informções serão recolocadas no site. Todos os itens (segurança para condomínios, para evitar afogamentos, contra incêndios, para evitar acidentes nas estradas, prevenção contra estelionato, prevenção em caixas eletrônicos e agências bancárias, prevenção no dia-a-dia, prevenção contra sequestros relâmpagos, dicas de segurança no carro, dicas de segurança no carro e dicas de segurança em rodovias) foram retirados do site institucional da Polícia Militar da Bahia.

Caso Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia também retirou do site oficial da instituição, no dia 12 de março, um link com dicas para a população agir de forma segura em caso de assalto. Uma das orientações continha a seguinte informação: "carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões".

Em nota, a Polícia Civil informou que o link "Dicas de Segurança" foi retirado dos sites da instituição e da Secretaria da Segurança Pública (SSP) temporariamente, após determinação do delegado-geral Hélio Jorge Paixão. Ainda na nota, a polícia afirma que as informações contidas no link estavam postadas há mais de cinco anos e vão passar por revisão e atualização. Até as 13h30 desta terça-feira, o link de dicas de segurança da Polícia Civil ainda estava em manutenção.

Nenhum comentário: