quarta-feira, 12 de junho de 2013

Fiscalização contra guerra de espadas terá tolerância zero, diz MP



A fiscalização da Polícia Militar contra os praticantes da tradicional Guerra de Espadas, antiga atração das festas juninas de Cruz das Almas, será redobrada neste ano. A decisão foi anunciada em entrevista coletiva com a imprensa local no Fórum Dr. Tancredo de Almeida Neves. 

De acordo com o promotor Christian Ribeiro de Menezes, não será tolerada nenhuma espada de fogo nas vias públicas, durante os dias de festa. “Este ano a fiscalização da polícia será tolerância zero. O esquema será forte. Não serão permitidas espadas em nenhum lugar da cidade”. Até o ano passado, a prática ainda era permitida em algumas ruas da cidade. “Duas ruas foram liberadas para os espadeiros brincarem, mas com o tempo o número de espadas aumentou muito e ameaçou a segurança das pessoas e do patrimônio público”.

A proibição enfrenta resistência de alguns espadeiros, desde 2011 quando a prática foi proibida pela Justiça. Ainda segundo o promotor, o grande problema são aqueles espadeiros que utilizam a espada como arma. “Alguns espadeiros utilizam as espadas para praticar crime. Tem o propósito de queimar casas, pessoas, animais, monumentos e usa do argumento que é pela tradição.”

De acordo com o promotor, o número de queimados e prisões por quem utiliza o artefato diminuíram. “A pratica é totalmente ilegal. Desde o seu fabrico até a queima dos fogos. Para se ter uma idéia, a quantidade de pólvora utilizada nas espadas é absurdo. É um artefato que fica totalmente fora de controle e torna-se bastante perigoso.”

Nenhum comentário: