quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sobrinha de baiano desacordado diz que vai procurar a polícia em PE



A sobrinha de José  Reginaldo do Espírito Santo, que estava desacordado há 18 dias no Hospital da Restauração (HR), no Recife, afirmou nesta quinta-feira (12/09) que vai procurar a polícia para esclarecer as circunstâncias em que seu tio foi encontrado, no último dia 24, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A supervisora de vendas Ana Carla Moreira chegou ao Recife na quarta-feira (11), e está acompanhando o tratamento do parente no HR. Seu tio foi encontrado desacordado em um hotel  com uma fratura no pé, e apresenta  sonolência desde então.

De acordo com ela, ainda há muitas dúvidas sobre o quadro de saúde dele e as causas de tudo. "Pretendo prestar queixa na delegacia ainda hoje [quinta], na parte da tarde, porque vai me ajudar a esclarecer. Considero importante saber onde e como encontraram ele. Pelo que eu soube, o hotel acionou a polícia, que foi quem chamou o Samu", relatou ela. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, o caso ainda não foi registrado em nenhuma delegacia. Caso solicitado, uma investigação pode ser aberta.

De acordo com os médicos, José Reginaldo apresenta quadro estável. Ele responde a estímulos, mas não fala e nem passa muito tempo acordado. De acordo com a chefe de clínica médica do HR, Lígia Arruda, os exames de sangue e tomografia não apresentaram nenhum distúrbio metabólico que justifique o quadro. "Do ponto de vista neurológico, não há nenhuma lesão ou hemorragia. Não tenho a informação sobre um possível quadro de depressão, mas ele terá acompanhamento psicológico. A fratura do pé não faz necessário um procedimento cirúrgico", afirmou ela. No momento, ele passa apenas por um tratamento para infecção urinária e está sendo buscada a causa da sonolência.

Ainda na quarta-feira, com a chegada da sobrinha, José Reginaldo conseguiu escrever uma breve carta direcionada à família. De acordo com Ana Carla, ele pede perdão o tempo inteiro. "Ele agradece por existir, pede desculpas à família por tudo, por ter aparecido na imprensa. Ele perdeu o emprego, disse que a vida dele não fazia sentido... Eu disse pra ele que não era nada disso. Falo o tempo inteiro do nosso amor por ele. Acredito que tudo isso seja sintoma de depressão, mas tenho que aguardar o posicionamento dos médicos", disse ela. Através de gestos, José Reginaldo apontou à sobrinha que sente dores de cabeça e nas pernas.

Ana Carla falou novamente sobre o desejo de transferir o tio para a Bahia, onde mora parte da família. "Ele tem 14 irmãos que moram em Feira de Santana e Salvador. Estamos todos muito unidos, estou aqui com o apoio de todos eles", disse ela. Ana explicou que foi escolhida para viajar até o Recife por encarar a situação com mais firmeza e ter disponibilidade. A doutora Lívia Arruda, no entanto, afirmou que a transferência dele neste momento não é recomendada. "Não acho que ele deva ser transferido agora; devíamos entregá-lo com um quadro mais esclarecido", disse ela.

A família procurava Reginaldo há oito anos, desde que ele foi visto pela última vez no velório da mãe, em Feira de Santana, BA. Com a pasta do tio, foram entregues a ela a carteira dele, documentos de empresas, fotos dele, R$ 240 e um celular sem chip. O vôo de volta para a Bahia estava marcado para esta quinta, mas Ana Carla adiou para sexta-feira (13).

Nenhum comentário: