quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Delegado é preso por suspeita de prevaricação e tortura



O delegado José Renato Flores da Cunha foi preso, na tarde desta quinta-feira (24/10) e enviado à carceragem da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), em Salvador, após ser denunciado pelo Ministério Público do Estado da Bahia sob as acusações de prática de tortura, prevaricação - que é um crime funcional, praticado por funcionário público contra a Administração Pública e por abuso de autoridade.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido após o suspeito não comparecer a uma audiência na comarca da cidade. Ele responde a processo por tortura e prevaricação, informou a polícia.

A abordagem foi feita pelas equipes da Correpol e da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira), em Feira de Santana, cidade onde o delegado também tem residência.

De acordo com a Polícia Civil, ele responde a "vários" processos administrativos disciplinares e já trabalhou em delegacias de Ubatã, Iaçu e Correntina. Em Nova Soure, ele está desde 2011.

Em dezembro do ano passado, suspeito de ter cometido os crimes acima, José Renato Flores da Cunha, havia sido afastado de suas funções pela Justiça, que atendeu ao pedido formulado pelo Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho. A decisão do juiz Marcelo Luiz Santos Freitas teve caráter liminar e objetivou garantir a ordem pública e a tranquilidade dos policiais e demais envolvidos no processo de instrução criminal, vez que a Justiça considerou que, caso permanecesse no cargo durante as investigações, o delegado suspenso poderia oferecer perigo, constando na denúncia do MP indícios da prática de diversos crimes relacionados ao exercício da função pública do denunciado.

Nenhum comentário: