terça-feira, 29 de outubro de 2013

Justiça condena BMW a pagar R$ 300 mil à família de João Paulo, que fazia dupla com Daniel



A Justiça condenou a BMW do Brasil e a BMW da Alemanha a pagar indenização de R$ 300 mil e pensão à família pela morte do cantor sertanejo José Henrique dos Reis, que formava a dupla João Paulo e  Daniel. 

A ação foi movida por Roseni Barbosa dos Santos Reis e Jéssica Renata dos Reis, mulher e filha do cantor, e ainda cabe recurso. 

João Paulo morreu na madrugada do dia 12 de setembro de 1997 quando voltava para casa após um show em São Caetano, em São Paulo, na Rodovia dos Bandeirantes. 

A perícia apontou que o cantor viajava em alta velocidade, mas a Justiça determinou que um defeito no pneu direito da BMW 328 i/A dirigida pelo cantor provocou o acidente. João Paulo morreu carbonizado. 

O laudo pericial apontou que apesar de dirigir acima do limite da via, a “velocidade encontrava-se dentro dos limites de dirigibilidade". Segundo advogado da mãe e filha do sertanejo, a tampa do tanque de combustível se desprendeu, causando a explosão do veículo. 

Já a BMW alegou "culpa exclusiva da vítima por imprudência e imperícia, pois dirigia cansado, sem usar cinto de segurança e imprimia velocidade incompatível com o local". Ainda de acordo com a defesa da montadora, "o pneu não estourou, não existindo defeito do produto, do projeto, da montagem ou vício oculto". 

A BMW ainda foi condenada a pagar uma pensão mensal à filha e à esposa do cantor equivalente a 2/3 da renda média de João Paulo em seus últimos seis meses de vida. 

Nenhum comentário: