terça-feira, 12 de novembro de 2013

Exército faz operação para fiscalizar explosivos em Feira e mais 14 municípios



O Exército realiza nesta terça-feira (12/11), uma operação de fiscalização de explosivos e produtos correlatos em 15 municípios do interior da Bahia. Cerca de 280 militares vistoriam pessoas jurídicas e físicas, cadastradas ou não no Exército, que exercem atividades com esse tipo de material.

O principal objetivo da operação é evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas.

Os militares estão nas cidades de Brumado, Campo Formoso, Carnaíba, Castro Alves, Conceição do Coité, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Jacobina, Pindobaçu, Nordestina, Muniz Ferreira, Santa Luz, Santo Estevão, Rafael Jambeiro, e Serrinha.

Batizada de "Dínamo", a operação está acontecendo também em outras áreas do território nacional. Segundo o Exército, trata-se da maior operação centralizada de fiscalização de explosivos já realizada no país.

Durante as fiscalizações são verificados diversos itens, abrangendo principalmente as atividades de fabricação, comércio, utilização e armazenamento, tais como: se o detentor do material está autorizado pelo Exército; se o material está bem acondicionado; se as quantidades existentes são as estabelecidas na autorização; se o tipo de material é o que está previsto na autorização; se o local possui os requisitos exigidos na área de segurança; se a documentação encontra-se em dia; se há previsão do encarregado de fogo ou blaster e se este está habilitado para o exercício da sua atividade; entre outros.

Nenhum comentário: