quinta-feira, 17 de julho de 2014

Após noite de vandalismo, moradores protestam por morte de bebê

Pai da criança
 Um grupo de moradores da cidade de Amargosa, a 250 quilômetros de Salvador, se reuniu em frente ao fórum da cidade em protesto por causa da morte de uma criança, pela polícia, na noite de quarta-feira (16/07). Segundo a moradora Consuelo Santana, a população está revoltada com a situação e pede providências às autoridades. De acordo com ela, a autoria dos ataques realizados na delegacia da cidade e o incêndio de carros, motos e ônibus durante a madrugada é da população local. Durante a ação, 49 veículos foram destruídos.

"Os moradores invadiram a delegacia em busca de respostas, porque a polícia invadiu uma casa dizendo que ia pegar uma pessoa que ninguém viu e deu um tiro na criança. Aí a população tocou fogo na delegacia e nos carros", conta.
 
Para Andressa Santana, que também participa da manifestação, o objetivo é chamar a atenção das autoridades para o caso. “Nós estamos aqui para chamar atenção das autoridades. Queremos justiça. Estamos cansados disso”, explica. Entre os cartazes exibidos pelos moradores, estão exibidas as frases: “pai pede justiça”, “precisamos de proteção e não de polícia assassina”, “população revoltada”, entre outros. Três viaturas fazem o monitoramento da manifestação.
 
De acordo com o coronel Aldemário Xavier, cerca de 100 policiais militares estão na cidade para reforçar a segurança. Ele ainda  confirmou que os ataques foram promovidos pela população e até por volta das 11h50 ninguém foi preso. Xavier ainda relatou a dificuldade de identificar os suspeitos de praticar a ação na cidade porque muitos estavam encapuzados. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, já chegou à cidade para avaliar a situação.
 
Aulas suspensas
 
De acordo com a prefeitura da cidade, as aulas foram suspensas por questões de segurança na manhã desta quinta-feira (17). Serviços essenciais, como aqueles relacionados à saúde, estão mantidos. No prédio da administração municipal, o trabalho é realizado internamente.
 
Conflito
 
De acordo com o delegado titular da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Santo Antônio de Jesus), Paulo Roberto Guimarães, o conflito começou quando dois policiais iniciaram uma perseguição a um assaltante de motos, que teria ligação com o tráfico de drogas, na noite de quarta-feira (16).
Durante a perseguição, o suposto criminoso invadiu a casa de uma família e, na tentativa de atingir o suspeito, um dos agentes acertou um tiro em uma criança, que acabou morrendo no local. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a suspeita é que o tiro tenha partido da arma de um policial civil.
 
Ainda de acordo com o delegado, o policial responsável pelo disparo não foi localizado em Amargosa, mas já foi encontrado em Salvador pela Corregedoria da Polícia Civil, que solicitou que ele compareça à sede do órgão, no bairro Garibaldi.
 
Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira, a SSP disse que 36 policiais, entre delegados e investigadores, foram deslocados imediatamente para a região, além de equipes da Polícia Militar e do Batalhão de Choque.
Segundo o órgão, por determinação da Corregedoria, "a arma do policial civil que participava da operação e de quem teria partido o projétil que atingiu a criança foi apreendida e será encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT)".
 
Informações do g1 

Nenhum comentário: