segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Idoso declarado morto cita milagre de Irmã Dulce: 'Vi a morte aos meus pés'

Valdelúcio de Oliveira
 "Eu, Valdelúcio, vi a morte aos meus pés, mas a minha fé foi tão grande que eu me curei. Diante da santa Irmã Dulce, eu disse: opere mais um milagre para mim e fui atendido. Só tenho a agradecer a toda essa equipe e à minha Irmã Dulce. Por tudo e por todos, obrigada. Eu vi a minha mãe dizendo: filho, se apegue com ela e será salvo", afirmou, em carta escrita na tarde desta segunda-feira (25/08) e citando a mãe falecida há 18 anos, o paciente Valdelúcio de Oliveira, 54 anos.

Ele, que sofre de câncer em estágio avançado e não consegue falar após passar por uma traqueostomia, foi declarado morto depois de ter dado entrada no Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas e, duas horas depois, encontrado vivo quando já estava no saco fúnebre. A situação aconteceu durante a madrugada de domingo (24). A unidade de saúde abriu sindicândia para apurar o que pode ter acontecido.
A família gastou R$ 1,9 mil com caixão. A irmã, Áurea Gonçalves, acredita que tenha ocorrido um milagre. Ele foi transferido para o Hospital Santo Antônio, vinculado às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no fim da manhã desta segunda-feira.
 
Em entrevista ao G1, o irmão de Valdelúcio, Waltério Gonçalves, contou como percebeu que o paciente estava vivo. "A gente já tinha encaminhado todo funeral e eu tive acesso ao necrotério, pois ia colocar a roupa para a funerária vir buscar o corpo. Foi nesse momento que percebi que ele ainda estava respirando. Chamei a equipe médica, chamei o enfermeiro, que constatou que ele estava vivo", contou.
 
Caso
 
Segundo a sobrinha de Valdelúcio, Patrícia Cintra, o tio descobriu há três meses um câncer em estágio avançado e, no domingo, se sentiu mal e foi levado para o hospital em Lauro de Freitas.
A sobrinha de Valdelúcio revelou que a equipe médica retirou os aparelhos que estavam conectados ao tio e o levou para o necrotério já com algodões no ouvido e nariz. Um atestado de óbito emitido pelo hospital comprovou a morte de Valdelúcio.
 
A diretoria do Hospital Menandro de Farias abriu uma sindicância para apurar o caso. Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde (Sesab) informou que a diretoria do hospital "irá se reunir com toda a equipe que atendeu o paciente e também com a diretoria da Sesab para esclarecer todo o procedimento".

Nenhum comentário: