segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Inaugurada base comunitária de segurança em Feira de Santana

Base de segurança
 A segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, inaugurou nesta segunda-feira (22/09) as instalações da base comunitária de segurança do bairro Rua Nova, que vai garantir mais segurança para cerca de 14 mil pessoas residentes na localidade. Para isso, a iniciativa, realizada por meio da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), empregou o efetivo de 60 policiais militares, que farão rondas e policiamento, além do reforço de três viaturas e câmeras de videomonitoramento para auxiliar na prevenção e combate a crimes no bairro.

A cerimônia de inauguração da unidade - a 17ª do estado - teve a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
Wagner declarou estar orgulhoso do trabalho que a polícia tem realizado nas bases comunitárias pela Bahia. "Acredito que estamos no caminho certo nas nossas ações do Pacto Pela Vida em todo o estado, que está mudando o jeito de fazer segurança na Bahia".
 
Como já acontece em todas as bases comunitárias, na capital e no interior do estado, o trabalho da Polícia Militar não vai se resumir à repressão aos crimes violentos, mas também melhorar a qualidade de vida na região, ao aproximar o dia a dia dos profissionais da segurança pública da comunidade e promover a integração e interação entre esses agentes sociais. A nova unidade de segurança de Feira de Santana também dispõe de Centro Digital de Cidadania (CDC), e conta com 11 computadores e um policial capacitado, que vai trabalhar junto com dois monitores, moradores da comunidade, com projetos de inclusão social. Os monitores selecionados serão bolsistas.
 
Para a comerciante Márcia Rodrigues, a presença da PM vai assegurar um melhor sustento da família. "Esse ponto comercial, onde hoje funciona meu mercado, já foi assaltado duas vezes. Agora, com a base, não acho que isso vá voltar a acontecer".
 
A Rua Nova foi escolhida para receber a segunda base do município - a primeira foi instalada em 2012 - depois de uma análise da SSP, seguindo critérios do Plano Estadual de Segurança Pública (Planesp), que tem o objetivo de levar segurança e garantir a cidadania de moradores de locais com altos índices de criminalidade. A perspectiva é que o trabalho da polícia na base avance para as áreas próximas e vizinhas ao bairro para integrar o trabalho da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Nenhum comentário: