terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Em protesto, moradores do Viveiros interditam o Anel de Contorno

Local do protesto
 Revoltados com o descaso com que a ViaBahia e da Agência Nacional de Transportes e Trânsito (ANTT) vêem dando aos moradores do conjunto Viveiros, um grupo de pessoas da localidade desobedeceram a liminar, que impede manifestações no local e  interditaram, no final da tarde desta segunda-feira (08/12), um dos sentidos do Anel de Contorno, no km 06 da BR-324, em Feira de Santana, em frente à entrada do conjunto,.

Após garantir que o acesso ao bairro não seria fechado, a ViaBahia liberou neste domingo (07/12), o trecho que foi duplicado e acabou fechando o local impossibilitando que os moradores tenham acesso ao bairro pelo local. 
 
Os moradores estão impedidos judicialmente de fazer manifestação com bloqueio de via, mas ainda assim o protesto foi feito. “Se tiver que prender um, terá que prender todos os moradores. A partir do momento que a Viabahia tirou nosso direito de ir de vir não tempos que respeitar o direito de ir e vir que eles pregam”, declarou um dos manifestantes.
Os moradores realizaram diversas manifestações ao longo do ano para impedir o fechamento do acesso ao conjunto Feira X e até se reuniram com representantes da concessionária e da Agência Nacional de Transportes e Trânsito (ANTT), com a finalidade de ter as reivindicações atendidas, como a construção de passarela ou uma rotatória para que não seja necessário percorrer cerca de sete quilômetros para fazer o retorno de carro ou ter que fazer travessias perigosas a pé.
 
Varias viaturas da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar estiveram no local negociando com os manifestantes, para que a pista fosse liberada. Um dos sentidos rodovia ficou totalmente interditado pelos manifestantes, que queimaram pneus. 
 
O engarrafamento nos primeiros minutos de protesto começou na Pousada da Feira até a entrada do conjunto. Nenhum veículo segue sentido viaduto Portal do Sertão, região do extinto Clube de Campo Cajueiro. Mesmo com a presença da polícia, alguns moradores também tentaram fechar o outro sentido da via. O bloqueio refletiu no trãnsito do centro da cidade, que também apresenta lentidão.
 
Informações e fotos do repórter Messias Teles

Nenhum comentário: