terça-feira, 14 de julho de 2015

Esquema de segurança garante lisura do Processo Seletivo da Uefs

Verificação de docume
 A fim de garantir a lisura do Processo Seletivo da Universidade Estadual de Feira de Santana, a Comissão Permanente de Acesso ao Ensino Superior, que coordena o vestibular da instituição, monta, todos os semestres, um amplo esquema de segurança. Além da fiscalização das salas de aplicação de provas e do campus universitário, também é realizada, diariamente, revista com equipamentos detectores de metais nas entradas dos banheiros masculinos e femininos e a coleta de impressões digitais dos candidatos que apresentam algum tipo de problema de identificação.

De acordo com Felipe Andrade, perito do Instituto de Identificação Pedro Melo, nessa edição do Prosel, 28 técnicos do órgão estão atuando diretamente no campus e nos colégios onde as provas estão sendo realizadas. Ainda segundo ele, mais cinco técnicos do Instituto permanecem de plantão na sede, localizada em Salvador. "Quando há dúvidas sobre a identidade do candidato, acionamos a central e fazemos a verificação por meio da comparação das digitais coletadas com as existentes nos nossos arquivos", explicou.
Ele salientou ainda que nenhuma ocorrência grave foi registrada no primeiro e segundo dias de provas. "Até o momento, apenas tivemos casos de candidatos que esqueceram a documentação exigida em Edital, portando documentos danificados ou com fotos muito antigas, ocorrências rotineiras e facilmente resolvidas por meio da comparação das digitais", informou.
 
Conforme os coordenadores que atuam no Prosel 2015.2, o vestibular vem transcorrendo em clima de normalidade. Nos postos de saúde montados em cada pavilhão de provas, também não houve registro de nenhum caso grave. De acordo com os profissionais de saúde de plantão, apenas casos de candidatos com pressão baixa, dor de cabeça, dor de estômago e sintomas de alergias e viroses comuns nessa época do ano se dirigiram às unidades de saúde, retornando às salas de provas após serem medicados. "Normalmente a maioria dessas intercorrências são decorrentes do estresse. Recomendamos aos vestibulandos que procurem dormir cedo, fazer uma alimentação leve e beber muito líquido", orienta a enfermeira Juliana Santana Silva.
 
Na manhã desta terça-feira (13), foram realizadas as provas de História, Geografia e Matemática. Como todos os semestres, a prova de matemática é uma das mais temidas pelos candidatos. "Eu até gosto de matemática, mas achei a prova difícil", disse Natália Queiroz, candidata ao curso de Psicologia. Milena Alves Santana, que também presta vestibular para Psicologia, enfatizou que não gosta da matéria e que teve dificuldades para realizar a prova. "Estava bastante complicada, mas espero passar", comentou.
 
Amanhã, último dia do Prosel, os vestibulandos realizam as provas de Química, Física e Biologia.
 
Informações Ísis Moraes – Ascom/Uefs e fotos Bernardo Bezerra e Edvan Barbosa 

Nenhum comentário: