terça-feira, 22 de setembro de 2015

Seja você a mudança no trânsito

Dia Nacional do Trânsit
 Excesso de velocidade, invasão de sinal, falta do cinto de segurança e fila dupla são as principais infrações cometidas por condutores de veículos no trânsito de Feira de Santana. Na manhã desta terça-feira, 22, foram abertas as atividades em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito - 25 de setembro, no Espaço Cultural Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas.

Serão quatro dias de ações, cujo tema é "Seja você a mudança no trânsito", para chamar a atenção de motoristas e pedestres quanto à responsabilidade que cada um tem em fazer do trânsito mais seguro.
 
Durante a abertura participaram representantes do Ministério Público Estadual e das entidades envolvidas - Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, Superintendência Municipal de Trânsito, SAMU, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Sest/Senat, DETRAN, Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal, cuja banda abriu a solenidade cantando o Hino Nacional.
 
Durante esses dias nos estendes montados estarão expostos equipamentos de primeiros socorros, placas de trânsito e outros serviços que são prestados por esses órgãos. O local também será um espaço de palestras para estudantes e a comunidade em geral. Também haverá distribuição de material informativo.
 
O superintendente de Trânsito, Francisco Júnior, considerou o tema deste ano pertinente, uma vez que, todos devem ter postura cidadã para fazer um trânsito mais seguro. "Cada um é responsável por seus atos, seja o motorista de carro, o motociclista, o pedestre, o carroceiro, caminhoneiro ou ciclista", disse. “Esses dias são de conscientização, de chamar a atenção de todos”, reforçou.
 
Francisco Júnior assegurou que durante o ano, a Prefeitura de Feira de Santana, através da SMTT e SMT, realiza ações educativas no município, a exemplo das campanhas voltadas para a importância do uso do cinto de segurança, o respeito à faixa de pedestre e as vagas preferências.
 
Programação
  
Até sexta-feira, 25, além dos estandes montados, onde estarão sendo passadas orientações e informações sobre as ações de cada órgão, haverá blitz educativa, em que equipes de agentes de trânsito, prepostos da PRF e da Guarda Municipal, estarão distribuído material informativo sobre o tema e convidado condutores a participarem, nos dias 23 e 24, de palestras no Sest/Senat, localizado no Anel de Contorno. As blitzen serão realizadas pela manhã e tarde em local a ser definido. 
  
No último dia, às 9h, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros farão um simulado. O local ainda será informado. Já o encerramento está previsto para as 11h, no Espaço Marcos Moraes.

Nenhum comentário: