quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Reduz em 41,7% os acidentes nas estradas federais da BA; mortes aumentam

BR-324
 O número de acidentes e feridos nas estradas federais que cortam a Bahia reduziu em 41,7% e 21,5%, respectivamente, de acordo com resultado da Operação Finados 2015, realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

Apesar dessa redução, a quantidade de mortes aumentou em 12,5%. Em números absolutos, foram registrados 60 acidentes, que deixaram 62 feridos e 9 mortos. Já em 2014, foram 103 acidentes, 79 feridos e 8 mortos. Durante os quatro dias, a PRF fiscalizou 7.851 veículos e 8.490 pessoas.
 
Os acidentes com vítimas fatais ocorreram nas BRs 324, 101, 420 e 116. De acordo com o balanço da PRF, colisões frontais em dois acidentes foram responsáveis por quatro mortes. Outras duas mortes ocorreram em saídas de pista, também em dois acidentes. Colisão traseira, transversal e com bicicleta, cada uma com uma morte, em um acidente de cada tipo.
 
Segundo a PRF, as principais causas são atribuídas ao excesso de velocidade, falta de atenção e/ou às ultrapassagens arriscadas. Durante a apuração, 1.868 autuações foram registradas. Em releação às abordagens policiais, 21 pessoas foram encaminhadas às delegacias judiciárias por crimes que variaram desde mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados, crimes de trânsito, porte ilegal de drogas, crimes ambientais, entre outros.
Lei Seca
Segundo a PRF, este ano foi realizada a Operação Rota Segura, que teve como objetivo a fiscalização e combate ao uso de bebidas alcoólicas pelos condutores. No total, foram realizados 3.135 testes com etilômetro, 60 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados e foram multados em R$ 1.915,40. Dos condutores autuados em flagrante, 10 foram encaminhados para as respectivas delegacias de polícia judiciária, correspondentes ao local onde o crime de embriaguez no trânsito foi constatado.
 
Rodovias estaduais
A Polícia Militar da Bahia abordou 5.632 pessoas e 3.415 veículos nas estradas baianas durante o feriadão do Dia de Finados. Em quatro dias de operação, foram registrados 32 acidentes que resultaram em 36 feridos e quatro mortes em todo o estado.
A ação foi chamada de "Operação Finados" e foi realizada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras).
 
No total, foram 508 autuações por diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, desde a falta de documentação até a ausência dos equipamentos obrigatórios no carro. Dos veículos abordados, 24 foram retidos e 393 autos de infração foram extraídos, com o recolhimento de 14 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 27 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
 
Informações do g1 

Nenhum comentário: