terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Bombeiro morre afogado durante resgate no Rio Jacuípe

Socorro
 O bombeiro Eduardo Santos Góes, 32 anos, do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (Feira de Santana), morreu neste sábado (23) na região de Feira de Santana ao tentar socorrer pessoas que estavam ilhadas por conta das fortes chuvas que caem na cidade. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação dos Bombeiros.

A vítima estava atendendo uma ocorrência no Rio Jacuípe quando foi levada pela correnteza com um outro colega. Os dois bombeiros foram socorridos pelos colegas, que fizeram manobras de ressuscitação em Eduardo, sem sucesso. O segundo bombeiro que se afogou sobreviveu e está internado em um hospital da região.
 
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia lamentou a morte e informou que o velório do soldado Eduardo será no Hospital Dom Pedro de Alcântara, com enterro marcado para as 16h deste domingo, no Cemitério Jardim Celestial, em Feira de Santana.
"O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia comunica com imenso pesar o falecimento do SD BM Eduardo Santos Góes, lotado no 2º Grupamento de Bombeiros Militares, quando se dedicava no salvamento de famílias ilhadas no Rio Jacuípe nas proximidades do Distrito de Galhardo, região de Feira de Santana", diz o texto.
Entenda o caso
 
Eduardo já tinha conseguido resgatar duas pessoas, mas foi arrastado ao tentar chegar à terceira vítima. As pessoas ilhadas foram resgatadas posteriormente sem ferimentos. O Corpo de Bombeiros informou que o procedimento foi realizado corretamente, porém na segunda tentativa a corda prendeu numa rocha por conta da força da água e mesmo depois de cortada a corda continuou prendendo o bombeiro.
 
“O BM que estava preso ficou atrás de uma pedra e ainda estava sinalizando que estava bem, depois a água começou a cobri-lo e não conseguiu soltar o mosquetão. A equipe em terra cortou a corda e mesmo assim ele ficou preso. Depois outro soldado num ato heroico com o colete salva-vidas lançou-se no rio sob forte correnteza e chegou na pedra onde estava o companheiro. Mergulhando, encontrou a corda tocando em sua perna e localizou o BM Eduardo coberto pela água. Liberou o mosquetão e conseguiu levá-lo para a ilhota. Depois foi iniciado o protocolo de RCP até a nossa chegada com a aeronave”, informou o subtenente Ricardo Cruz.
 
Chuvas
Riachão do Jacuípe vive momentos difíceis por conta das fortes chuvas que atingem a cidade desde o início da semana.
 
O abastecimento de água foi suspenso no município desde sexta-feira (22). De acordo com a Embasa, a suspensão se deve em função de danos sofridos pela adutora de água bruta, na altura do povoado de Vila Aparecida.
O município está "ilhado" porque a ponte de acesso à cidade foi invadida pelo Rio Boqueirão e cedeu parcialmente. O trecho na BR-324 está interditado.
Informações do g1 

Nenhum comentário: