sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Praça dos Ex-Combatentes é reformada e reinaugurada



Ex-Combatentes
Foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira, 16, a Praça dos Ex-Combatentes. O equipamento fica localizado na Rua Prof. Fernando São Paulo, no bairro São João. Foi instalado um monumento em homenagem às forças armadas que atuaram na 2ª Guerra Mundial – Exército, Marinha e Aeronáutica. Além deste, o canhão e a âncora, já existentes no local, foram restaurados e reimplantados.

A praça agora conta com passeios, bancos, lixeira, pedra portuguesa, instalação elétrica e quadra total recuperados. O gramado e a pintura também foram renovados.  A obra, que durou 3 meses e meio foi finalizada e entregue à população recheada de histórias.
 
A reinauguração contou com a presença do vice-prefeiro Luciano Ribeiro, do ex-combatente Antonio Moreira, soldados do 35º BI, dirigentes do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e autoridades públicas.

OS EX-COMBATENTES

Atualmente, o único ex-combatente feirense da 2ª Guerra Mundial vivo é Antonio Moreira Ferreira. Ele é também presidente da Associação dos Ex-combatentes e participante do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
 
Seu Lajedinho, como é conhecido Antonio, publicou um livro sobre sua experiência na guerra. O exemplar "Um marinheiro do Brasil na 2ª Guerra Mundial - Verdades que a história ainda omite" conta, na sua visão, o que aconteceu entre os anos de 1941 e 1942, quando atuou no conflito pela Marinha do Brasil.

Ele destaca a importância da praça para a manutenção do patrimônio histórico e cultural de Feira de Santana. “Essa praça representa a realização de um sonho nascido há 40 anos passados”, declara. Lajedinho considera bastante significativa a revitalização do local e se diz realizado por poder participar da reinauguração da estrutura.

Nenhum comentário: