segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Detran alerta para uso irregular de quadriciclos nas praias



Operação do Detran
Com a proximidade do verão, aumenta o uso de quadriciclos nas praias do litoral norte e da Ilha de Itaparica e também o número de denúncias na Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) sobre o uso irregular dos veículos. As principais reclamações são de crianças pilotando e adultos fazendo manobras arriscadas.

Na busca da conscientização das famílias, a Escola Pública de Trânsito (Eptran) promove neste final de semana a segunda edição da campanha educativa ‘Quadriciclo não é brinquedo’, em localidades do litoral norte. 

Serão distribuídos material informativo sobre legislação e equipamentos de segurança. Habilitação categoria B (carros), emplacamento e uso de capacete estão entre os itens obrigatórios para pilotar o veículo.

A diretora da Eptran, Ilnara Menezes, alerta para o risco de acidentes. "Chegou ao nosso conhecimento, nos últimos dias, o caso de duas meninas, de 10 e 12 anos, que estavam em Guarajuba de quadriciclo e bateram em um carro. A garota que pilotava ficou gravemente ferida. Isso acontece porque os pais compartilham o veículo com os filhos, quando somente maiores de 18 anos e habilitados estão autorizados a dirigir".

No final da próxima semana, a campanha será realizada na Ilha de Itaparica. "Vamos na linha educativa até este mês. Quando o verão chegar, teremos blitzes em parceria com a Polícia Militar para coibir o uso irregular de quadriciclos, que representa perigo nas vias", enfatiza a diretora.

A Resolução 573/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu requisitos de circulação e segurança dos veículos automotores denominados quadriciclos. Segundo a nova norma, todos os quadriciclos devem ser registrados e licenciados para poderem circular pelas vias públicas brasileiras.

Além disso, os veículos devem ser emplacados na traseira, assim como as motocicletas, e os condutores precisarão ser habilitados na categoria “B”. Ainda de acordo com a Resolução, será obrigatório o uso de capacete e viseira por condutor e passageiros e será proibido o transporte de crianças menores de 7 anos.
A Resolução define também que a circulação dos quadriciclos ficará restrita às vias urbanas, sendo proibida sua circulação em rodovias federais, estaduais e do Distrito Federal. A medida já está em vigor desde o dia 16 de dezembro de 2015.

HONDA
- A Honda, que comercializa no Brasil o quadriciclo TRX 420 Fourtrax, expressou seu ponto de vista no seguinte comunicado:
“A Honda vem a público esclarecer pontos de interesse para o mercado, relativos à Resolução nº 573, divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 16 de dezembro de 2015, que regulamentou normas para o emplacamento e livre circulação de quadriciclos nas vias urbanas de todo território brasileiro.


No segmento específico, atualmente a Honda comercializa no Brasil o modelo TRX 420 Fourtrax, com aplicação indicada para o trabalho ou lazer em condições específicas para o off-road. Pode transpor cavas, riachos, lamaçais e atoleiros com grande versatilidade e boa capacidade de superação de obstáculos. Além disso, tem excelente desempenho também para uso profissional, como em propriedades rurais, fábricas, portos, hotéis e resorts, revelando-se com grande utilidade ainda no monitoramento de fazendas, agronegócios, policiamento ostensivo e apoio a equipes de salvamento em cidades litorâneas.

Todo direcionamento técnico na fabricação e comercialização dos produtos Honda estão baseados em estudos e testes dinâmicos que estabelecem limitações técnicas definidas pela própria marca para utilização com total segurança. Por ser um produto que oferece total desempenho e eficiência para a prática do off-road, a Honda ressalta que o TRX 420 Fourtrax NÃO TEM obrigatoriedade de ser emplacado. Algumas de suas características ciclísticas e mecânicas, como utilização de pneus de baixa pressão e eixo de tração sem diferencial, são benefícios que reforçam ainda mais seu uso no fora-de-estrada e afastam tal necessidade imposta pelo Contran.

Vale destacar ainda que, no TRX 420 Fourtrax, a força motriz proveniente do cardã é transferida ao eixo das rodas, fazendo com que duas ou todas as quatro, no caso da tração 2×2 ou 4×4, respectivamente, sempre girem no mesmo sentido, diferentemente das exigências da nova resolução. Além disso, o modelo representa um projeto global, para diferentes mercados. Portanto, qualquer alteração ou divergência técnica em sua concepção original inviabilizaria um novo projeto ciclístico específico e exclusivo.

A Resolução 573 também determina o uso de pneus de ALTA PRESSÃO, diferentemente dos disponíveis no quadriciclo Honda TRX 420 Fourtrax, de BAIXA PRESSÃO, são específicos para pistas não pavimentadas.  A utilização de pneus de alta pressão em vias asfaltadas não é recomendada, pois poderia afetar a segurança e a estabilidade do veículo em alguns casos. A substituição do pneu original por outro de alta pressão também não é indicado em razão de poder comprometer e alterar parâmetros pré-estabelecidos no projeto original de fábrica como, por exemplo, ajustes de suspensões e freios.

Portanto, o TRX 420 Fourtrax não se enquadra nas novas normas técnicas estabelecidas pelo Resolução nº 573 do Contran e não necessita de emplacamento. A comercialização do quadriciclo Honda TRX 420 Fourtrax segue sem qualquer alteração e livre de impedimento de utilização em todo o território brasileiro.”

Nenhum comentário: